Floriano Pesaro

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

Natural de São Paulo, Floriano é sociólogo formado pela USP, com especialização em Processo Legislativo e Relações Executivo / Legislativo pela Universidade de Brasília (UNB). Fez curso de extensão na Escola de Governo de São Paulo, pós-graduação em Gestão pela FIA/USP e curso de extensão no tema "Lei Nacional de Resíduos Sólidos" pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE).

Durante 17 anos como servidor público, Floriano exerceu importantes funções nas três esferas de governo. Em Brasília, no ano 1995 foi subchefe para assuntos parlamentares da Casa Civil da Presidência da República. No Ministério da Educação, em 1999 foi diretor de Projetos da Secretaria de Educação Superior, quando criou e implantou o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), que substituiu o programa brasileiro de crédito educativo (CREDUC).

De Janeiro de 2001 a Dezembro de 2002, Floriano foi secretário do Programa Nacional da Bolsa Escola, o primeiro do País na área de transferência de renda que deu origem aos programas sociais do atual Governo. Integrou a Comissão Especial constituída pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, do Ministério da Justiça, para acompanhar denúncias de exploração do trabalho forçado, trabalho infantil e outras formas de violação de direitos. Foi membro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), do Ministério da Previdência e Assistência Social.

Entre Janeiro de 2003 a Dezembro de 2004, foi Secretário Adjunto da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo; Secretário Executivo do Comitê de Qualidade da Gestão Pública; e Coordenador do Comitê Gestor de Política Social, criado para formular políticas, programas e ações sociais do Governo do Estado.

A partir de Janeiro de 2005, em seu último período de trabalho no Poder Executivo, Floriano foi Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo. Atuou em importantes conselhos de administração de empresas públicas, tais como, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB); a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB); a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP), a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP); e a DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A.

Na pasta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Floriano Pesaro criou um modelo inovador de gestão social, implantando os programas São Paulo Protege e Ação Família - Viver em Comunidade, além do lançamento da inédita campanha "Dê mais que esmola, dê futuro", que afastou do trabalho infantil mais de duas mil crianças da capital.

No final do ano 2008, lançou o livro "O Futuro no Presente – Por uma São Paulo mais humana e participativa", no qual relata sua experiência como secretário municipal.

Eleito em 2008 com cerca de 32 mil votos, no ano seguinte, durante seu primeiro mandato como vereador de SP, Floriano tornou-se membro das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.

Na Câmara Municipal, foi presidente da Comissão Extraordinária do Meio Ambiente e da Frente Parlamentar em Defesa das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, dos Microempreendedores Individuais e das Cooperativas.

Também foi membro da Comissão de Finanças e Orçamento, Vice-Presidente da Comissão Extraordinária Permanente em Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude; membro da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia e de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto – Juvenil; integrou a Frente Parlamentar para implantação do Conselho de Representantes da Cidade de São Paulo (vice-presidente) e a Subcomissão de Acompanhamento do Plano de Metas 2012 (relator).

Em 2011, ganhou o prêmio "Boas Práticas Legislativas" (1ª edição), com o projeto "Aquisição de Papéis com Certificação", na categoria "Inovação". No mesmo ano, foi finalista na categoria "Excelência", com a Lei 15.276, que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil em Suas Piores Formas.

Desde janeiro de 2012, Floriano ocupa a vice-presidência do Conselho Superior de Responsabilidade Social (Consocial), que tem como objetivo garantir a probidade e transparência do serviço público. Em fevereiro, o vereador foi reconduzido à liderança do PSDB na Casa Legislativa, função que ocupa desde 2010.

O vereador também desempenha um papel de liderança na comunidade judaica. Floriano Pesaro é conselheiro do Centro Israelita Multidisciplinar (CIAM); do Clube A Hebraica; da UNIBES - União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social; do Instituto de Musica Judaica Brasil e é membro do ICJP - International Council of Jewish Parliamentarians.

Como parlamentar, o vereador Floriano Pesaro defende:

Uma cidade mais humana, solidária e justa. Uma cidade para todos, adotando o conceito do "Desenho Universal".

Investimentos prioritários nas condições de moradia: melhorar habitações precárias, reduzir habitações em áreas de risco, melhorar o meio ambiente, preservar e despoluir represas e córregos, ampliar espaços de convivência e lazer.

Maior utilização das ferramentas culturais e esportivas para ampliar a solidariedade, convivência, inclusão social e oportunidades, combatendo a violência e o uso de drogas.

Desconcentrar os serviços públicos governamentais e não governamentais da região central da cidade.

Promover, por meio de incentivos fiscais, o plano de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável, que prevê a criação de incentivos para que as pessoas possam morar, estudar e trabalhar no mesmo território ou em territórios próximos.

Políticas voltadas à saúde preventiva, que também diminuam as demandas na área através dos agentes de saúde e agentes de proteção social.

O combate à discriminação, violência moral, física e sexual contra seres humanos, em especial contra crianças, adolescentes, mulheres, negros, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTT).

A ampliação da rede de educação inclusiva para jovens e adultos. É inadmissível que em uma metrópole existam jovens e adultos analfabetos ou com déficit educacional.

Estimular o microcrédito, o cooperativismo, e o pequeno empresário com medidas de orientação profissional, qualificação, criação de micro e pequenas unidades de produção e simplificação tributária e burocrática.

A ampliação da rede de proteção aos idosos, com residências de longa permanência e núcleos de atendimento- dia.

Uso racional de bicicletas, com a criação de ciclovias e bicicletários em pontos estratégicos da cidade.

Ampliar o uso da TI (Tecnologia da Informação) como ferramenta essencial de combate à corrupção e de estimulo à fiscalização ágil e eficiente do Governo pela sociedade.

A ampliação da rede de atenção em saúde mental, principalmente, para crianças e adolescentes.

Veja mais informações na página oficial do vereador
(O conteúdo dessa página é de total responsabilidade do vereador)

Telefone: (0xx11) 3396-4664 
 

E-mail: contato@florianopesaro.com.br

Páginas Pessoais:
 www.florianopesaro.com.br/
 www.florianopesaro.com.br/blogdofloriano
 www.florianopesaro.com.br/orgulhodeserpolitico/

twitter   facebook   youtube   orkut  
Endereço para correspondência:
Câmara Municipal de São Paulo
Palácio Anchieta
Viaduto Jacareí, 100. Sala 308. 3º Andar. - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01319-900
Telefone: 3396-4664

Cadastre-se e participe do mandato do vereador com propostas, sugestões e receba informativos.

 

Projetos em Tramitação

Projeto de Lei Nº110/2014
Projeto de Lei Nº109/2014
Projeto de Lei Nº22/2014
Projeto de Lei Nº10/2014

veja mais


Projetos Aprovados

Projeto de Lei Nº550/2013
Projeto de Lei Nº459/2013
Projeto de Lei Nº311/2013
Projeto de Lei Nº229/2013

veja mais


Projetos Vetados

Projeto de Lei Nº66/2011
Projeto de Lei Nº86/2010

veja mais